Diálogo de Segurança do Trabalho - Dicas para Gerar Resultados

 

Dicas para Gerar Resultados - DDS

Resultado de imagem para diálogo de segurança do trabalho reunião

Se liga nessas dicas infalíveis para você montar e aplicar o seu DS - Diálogo de Segurança, Esta é uma ferramenta super poderosa no desenvolvimento da cultura prevencionista da empresa.
Alguns chamam de reunião minuto,Momento Prevenção, DDS, DSS, DMS, mas o importante mesmo é aproximar a segurança do trabalho aos trabalhadores, e reforçar a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, Certo? 

Então vamos para as dicas:

Dica 1 - Preparação

Prepare o tema de acordo com o cotidiano de seus funcionários, por exemplo, o seu segmento de trabalho é logística, que tal você utilizar acidentes ocorridos com empilhadeiras, pedestres, atos inseguros com grande potencial de se tornar um acidente grave, você também pode utilizar históricos de acidentes ocorridos na própria empresa no passado.

Lembrando que nada impede de você elaborar e ministrar um DS com o tema que quiser.

Dica 2 - Local

Certa vez, levei os funcionários para o auditório da empresa e o resultado foi surpreendente kkk eu nunca vi uma galera dormir tão rápido na minha frente, foi em fração de segundos. 

Sugiro que você aplique o DS no local de trabalho, pois é o habitat do seu funcionário, é ali que ele está habituado, está todos os dias, acaba sendo melhor para você fazer uma explicação de uma atividade que ali é executada, dar exemplos para que eles entendam melhor a sua mensagem, aumentando também a possibilidade de interação dos funcionários com você.

Dica 3 - Frequência

Inúmeras empresas adotam o Diálogo de Segurança diariamente,Assim como já diz o próprio nome Diálogo Diário de Segurança, porém para quem executa sabe das dificuldades que é para arrumar temas todos os dias para aplicar, mas você pode pegar as próprias ocorrências e desvios, e transformar em temas. Algumas empresas tem certas dificuldades em reservar um momento para realização dos diálogos, justamente por não entender a importância da ferramenta. Mas você como prevencionista deve estimular o uso, tudo é questão de adaptação. Comece com o DMS - Diálogo Mensal de Segurança ou DSS - Diálogo Semanal de Segurança, você vai notar que os próprios funcionários estarão mais predisposto a participar e interagir nas reuniões.


Dica 4 - Tempo de Duração

Os diálogos de segurança não podem demorar muito, a sugestão seria um tempo máximo de 15 minutos e o minimo de 7 minutos. Em determinados momentos onde você queira enfatizar uma situação específica como por exemplo um acidente ocorrido, você poderá repetir algumas vezes o mesmo tema de DS  a fim de que ele não ocorra novamente.

A sugestão é que você ministre os diálogos de segurança sempre no início de todas as atividades, começo de turno, pegar aqueles primeiros 10 minutos. É importante salientar que os diálogos devem ser aplicados dentro do horário de trabalho.


Dica 5 - Responsáveis pela aplicação

Nós da segurança do trabalho somos facilitadores, devemos engajar a liderança para que elas entendam a importância da prevenção e assuma também a responsabilidade pela segurança de seus liderados. Muitos líderes tem como opinião formada que a responsabilidade de aplicação dos diálogos é exclusivo do técnico em segurança, mas isso não é verdade. A segurança do trabalho deve ser iniciada de cima para baixo, ou seja, deve começar pelo mais alto escalão da empresa até o chão de fábrica. O papel do técnico é fazer com que isso seja possível, dar suporte, elaborar os diálogos para que a liderança aplique, A liderança está todos os dias com os funcionários, sabem a rotina, conhece cada um deles, então é muito mais fácil de influenciar e fazer com que eles sigam e respeitem as normas, devemos estar atentos também aos lideres indiretos, que são pessoas que tenham facilidade na comunicação, devemos trazer essas pessoas para o nosso lado.

Agora se na sua empresa o diretor disser que é você o único responsável por aplicar os diálogos de segurança, ai meu amigo, você terá o desafio diário de conseguir cativar os funcionários, e terá que se manter firme e motivado na prevenção. Pode ter a certeza que você verá os frutos, irá notar a redução significativa nas estatísticas dos acidentes da empresa. 

Dica 6 - Registre os Diálogos 

Você deve comprovar a aplicação desses diálogos de segurança, poderá registrar a presença dos colaboradores em lista de treinamentos. Uma dica legal é a elaboração de relatórios onde você poderá anexar fotos, tornando assim um trabalho profissional e que poderá ser utilizado como prova de disseminação de informações de SST aos colaboradores.

Gostou das dicas ? Espero que seja útil e ajude você em seus diálogos de segurança. 


Forte Abraço.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História da Segurança do Trabalho no Brasil e no Mundo

O que é APR ? Para que Serve ?